Quando se trata de negociar e vender serviços de marketing digital, existem alguns tipos de clientes que se deve entender para ter sucesso. Cada um deles possui características distintas que influenciam sua abordagem e comportamento durante o processo de negociação.Neste artigo, vou mostrar para você os oito tipos de clientes que você precisa mapear e conhecer para se tornar um negociador eficaz, além de estratégias para lidar com cada um deles.
O Negociador
O negociador é aquele cliente focado em obter vantagens e pode tentar interromper sua apresentação. Ele busca maximizar seus próprios interesses e direcionar a energia da negociação a seu próprio favor. Desse modo, é essencial conhecer suas táticas para responder de forma eficaz durante a negociação.
O Decidido
Este é aquele cliente que já decidiu que quer contratar seus serviços. Ele já chega até você sabendo de todas as informações necessárias e pronto para avançar para a parte burocrática, não requer muita persuasão. Como um bom negociador, seja eficiente ao lidar com ele e concentre-se em fornecer os detalhes necessários para fechar o negócio.
O Indeciso
O cliente indeciso lhe fará gastar muita energia e tempo nas negociações, ficando sempre incerto sobre suas decisões. Nesse caso, é importante que você tenha alternativas para direcionar ele a tomar decisões automáticas, sem muito pensar na tomada de decisão, minimizando sua hesitação.
O Oportunista
O Oportunista costuma fingir interesse, mas seu objetivo é obter informações sobre sua empresa ou benefícios gratuitos, sem a intenção real de fechar negócio. Eu diria para você que é interessante tentar deixar esse oportunista na pré-venda e fazer com que os SDR’s desqualifiquem esse tipo de cliente.
O Confuso
Este cliente pode até ter interesse genuíno, mas falta organização mental para tomar decisões claras. Nesse caso é fundamental estabelecer um padrão de atendimento claro e simplificado, dando poucas alternativas, para orientá-lo durante o processo de negociação.
O Nervoso
O cliente nervoso é aquele que muito facilmente expressa frustração ou impaciência durante a negociação. Portanto, mantenha a calma e tenha uma postura profissional e então conseguirá acalmar a situação e continuar a negociação de forma produtiva.
O “Sabe Tudo”
Este é aquele cliente que diz ter um vasto conhecimento sobre o assunto, mas não tem experiência prática ou resultados para respaldar seu conhecimento. Posicionar-se como um especialista e focar em direcionar suas decisões pode ajudar a influenciar suas escolhas.
O Esperançoso
O cliente esperançoso frequentemente irá oferecer oportunidades para reverter a situação mesmo no final da negociação. Mantenha-se engajado e esteja preparado para adaptar sua abordagem para conquistar sua confiança e fechar o negócio com sucesso.Ao mesmo tempo que existem esses tipos de clientes que se deve entender para ter sucesso, é muito importante reconhecer suas próprias habilidades e características para aproveitar ao máximo cada interação com os clientes. Ao compreender tanto o cliente quanto a si mesmo, você estará melhor equipado para conduzir negociações eficazes e fechar acordos bem-sucedidos no mundo do marketing digital.
Consultoria gratuita para agências
Conhecer esses diferentes tipos de clientes é crucial para adaptar sua estratégia de negociação e alcançar resultados positivos. Se você deseja saber todas as estratégias que utilizamos aqui na Blueberry para ser uma das empresas que mais vende para pequenas e médias empresas em todo o Brasil, chegou sua oportunidade: uma consultoria gratuita para agências!
Minha equipe de especialistas estará à disposição para realizar uma minuciosa análise de sua agência, identificando erros e indicando pontos de melhoria para que você consiga montar seu time comercial, vender todos os dias e aumentar sua margem de lucro. Portanto, comece agora mesmo a impulsionar o seu negócio e alavancar suas vendas, solicite uma consultoria gratuita!